Retrospectiva Salão do Móvel de Milão 2014

Retrospectiva Salão do Móvel de Milão 2014
08/05/2014


O melhor da grande feira do design mundial
Todos os anos Milão reúne o melhor do design mundial durante o Salão do Móvel. Ao longo dos últimos sete dias, a equipe da Casa Vogue vasculhou a cidade italiana em busca das mais interessantes tendências e novidades na feira e nos eventos paralelos, o chamado FuoriSalone. Conferimos os melhores momentos em nosso site e em nosso Instagram. Diariamente, também, a diretora de redação da Casa Vogue, Taissa Buescu, reportou o que viu de mais atraente à rádio CBN.

Um dos destaques do primeiro dia foi o lançamento da nova marca fundada pelo grupo brasileiro Grendene e o designer Philippe Starck. Com 21 famílias de produtos, a TOG All Creators Together nasce com a filosofia de dar total liberdade ao consumidor final na customização das peças. Ainda chamaram atenção as exposições no bairro Tortona, como a coleção de papéis de parede Archives, criada pelo Studio Job para a NLXL e as novas luminárias da Lasvit.

Entre tantas outras exposições, a sétima edição do Triennale Design Museum abriga a mostra Il design italiano oltre le crisi. Autarchia, austeritá, autoproduzione, que traz uma reflexão da crise através de itens clássicos e contemporâneos de nomes de peso do design italiano, permanece em cartaz até o dia 22 de fevereiro de 2015.

Na terça-feira (8/4), primeiro dia propriamente do Salão, o que se viu foi uma invasão de cores, estampas e texturas em produtos novos e em extensões de linhas já existentes, a exemplo da Cappellini, Kartell e Vitra. O recurso tinha como intuito espantar o fantasma da crise com criatividade e fantasia.

No terceiro dia, mostramos as últimas novidades para cozinhas apresentadas no Salão, nos pavilhões da Eurocucina, prevaleceram os materiais quentes, como madeira e o uso da cor, reafirmando a cozinha como um ambiente de convívio. Já na quinta-feira (10/4), foi a vez de apontarmos as novidades de outros grandes nomes do mobiliário, a exemplo da Minotti, Moroso, Knoll e A Lot Of Brasil, que pelo segundo ano consecutivo é a única empresa brasileira a expor no Salão do Móvel de Milão.

O quinto dia foi dedicado a visitar o centro da capital italiana do design. Em frente à catedral Duomo estava a mostra Brazil S/A, que reuniu algumas exposições no Palazzo Dei Giureconsulti. Também prestigiamos o Museo Bagatti Valsecchi, com a interessante mostra Untold, curada pela talent scouter Rossana Orlandi e a instalação Baas Is In Town, com as novas criações do designer holandês Maarten Baas.

No sábado (12/4) nossa atenção se voltou para os bairros de Brera, Cadorna e Porta Venezia, especialmente para as exposições do Spazio Rossana Orlandi e da Dimore Gallery, além das instalações das marcas Kvadrat e Dilmos. Mostramos também os lançamentos para banheiros presentes na Eurobagno, onde a tecnologia se sobressaiu nos novos chuveiros, banheiras e pias.

No último dia vimos do que a criatividade é capaz. Ano após ano, os jovens aproveitam a design week de Milão para exibir seu talento. Assim foi com os que se apresentaram no Salão Satélite, que acontece desde 1998 dentro da própria feira, e no distrito de Lambrate, que surgiu em 2010 e vem ganhando força a cada nova edição.

Fonte: http://casavogue.globo.com/

 

VOLTAR AO TOPO
© 2016 Todos direitos Reservados